4 razões para adotar a nuvem híbrida no seu negócio

O cenário de TI passa por mudanças repentinas a todo instante e o que atendia às necessidades antes pode não servir mais. A nuvem acompanha as transformações com soluções cada vez mais dinâmicas. Agora, vamos apresentar para você o porquê de adotar a nuvem híbrida no seu negócio.

Vamos relembrar os conceitos de cada modelo de nuvem? 

A nuvem pública é o modelo em que os recursos de computação são administrados por uma empresa terceira, onde várias organizações podem acessá-los. Enquanto na nuvem privada os recursos alugados ou adquiridos são responsabilidade da sua empresa, logo, eles podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades.

E na nuvem híbrida? Bem, a nuvem híbrida integra os modelos de nuvem pública, privada e a infraestrutura local, assim, os recursos podem ser compartilhados entre esses modelos.

Quais são as vantagens da nuvem híbrida para a sua empresa? 

Com a nuvem híbrida,  você  pode configurar a nuvem privada para os seus dados mais confidenciais e a nuvem pública para os dados gerais ou não tão relevantes assim. 

Desta forma, você tem a segurança de manter os seus dados sigilosos protegidos e a flexibilidade de alocar outros recursos na nuvem pública, desse jeito, você acessa os seus dados a qualquer momento, não importa onde você esteja.

A partir de toda esta combinação, você tem a junção de velocidade da nuvem pública com as vantagens da flexibilidade e escalabilidade, bem como a certeza do cumprimento dos requisitos de segurança ao mesmo tempo em que oferece diversas possibilidades de integração com novas tecnologias de mercado.

4 razões para adotar a nuvem híbrida no seu negócio

As vantagens da nuvem híbrida são bem atrativas, mas como ela é na prática? Reunimos as razões que fazem da nuvem híbrida a escolha principal de muitas organizações, veja:

1. Flexibilidade 

A  flexibilidade é, de fato, um dos principais benefícios que a nuvem híbrida promove, pois já que os recursos são compartilhados entre si, a transferência dos dados da nuvem privada para a nuvem pública ou vice-versa é muito mais fácil.

Se o assunto é flexibilidade, não podemos esquecer da estabilidade ao optar pela nuvem híbrida por conta da versatilidade da nuvem pública com a segurança da nuvem privada. 

Como resultado, o seu negócio tem ao seu alcance o poder da escalabilidade e personalização das demandas, sem se preocupar com a proteção das informações e ainda conseguir dimensionar os recursos conforme suas necessidades.

2. Escalabilidade 

Escalabilidade é outro ponto forte da nuvem híbrida, se o seu negócio está em pico de crescimento ou se você está planejando o aumento de uma demanda futura, pode contar com a expansão dos serviços de computação, sem o aumento de custos, ou seja, mais dinheiro sobrando para ser investido em outros projetos.

Para aplicar a escalabilidade de modo programado, fique atento aos planos oferecidos pelos provedores de nuvem híbrida, leve em consideração a sua infraestrutura para que você adote as melhores alternativas de armazenamento e inovação com cautela.

3. Segurança  

Quando se fala em nuvem, as maiores aflições dizem respeito aos critérios de segurança, privacidade e governança que vêm à mente, porém, os provedores em nuvem estão muito atentos a isso.

As empresas se deparam com o seguinte impasse: preciso de uma arquitetura que acompanhe a velocidade das inovações e quero me certificar de que os meus dados estão seguros.

Diante desta perspectiva, a nuvem híbrida oferece a melhor opção para armazenar as suas informações mais relevantes na nuvem privada, como dados pessoais de colaboradores, fornecedores e parceiros, além das informações estratégicas da empresa. 

À medida em que você precisa de alta disponibilidade de dados, os dados que precisam ser divulgados podem ser armazenados na nuvem pública.

4. Dados sempre à sua disposição

Não há como negar que a computação em nuvem passou de tendência para necessidade, ainda mais com o trabalho remoto em alta, as limitações impostas por distâncias geográficas não podem fazer o seu negócio parar de funcionar.

A nuvem híbrida permite que você escolha o tipo mais adequado de nuvem para cada tipo de informação, restringindo o acesso público de informações confidenciais por meio da nuvem privada e disponibilizando o acesso de outras informações com a nuvem pública.

O acesso aos dados tem que estar em mãos quando você ou os seus colaboradores precisam, por isso a nuvem é uma excelente escolha, é só acessar o ambiente virtual através de notebook, smartphone ou qualquer outro dispositivo.

A adoção da nuvem híbrida pode ser mais simples do que parece. Aproveite a economia de custos, flexibilidade, escalabilidade, entre outras vantagens. Tenha o melhor da nuvem pública e privada ao seu alcance com a migração para a nuvem híbrida.

Quer saber mais sobre como a nuvem híbrida auxilia o progresso de resultados do seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas para saber mais. 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *