5 vantagens em optar pelo ambiente híbrido

Com a computação híbrida, o cenário de ambientes de tecnologia atualmente alterou de maneira drástica. Isso porque enquanto muitas empresas mantiveram suas operações de dados e computação em data centers unicamente privados, a virtualização e ampliação das informações de diversas plataformas de serviço começaram a se tornar possíveis para que os ativos e funções fossem localizados na nuvem pública e também para que pudesse ser acessada a qualquer lugar e a qualquer momento.

Embora existam desafios na transformação e redesign de aplicações o fácil acesso dos serviços de nuvem pública — como flexibilidade e disponibilidade computacional — muitas organizações tomaram a liberdade de decidir que que era necessário acompanhar as novidades do mercado em alta velocidade, criando um novo caminho para a infraestrutura de TI.

E para potencializar os benefícios dos ambientes de nuvem pública e privada, as empresas optaram pela nuvem híbrida, que oferece inúmeras vantagens. As nuvens híbridas são flexíveis e responsivas, tornando-se uma solução eficiente para muitas empresas que desejam incluir resultados diferentes para suas necessidades dentro de uma equipe de TI. 

Optando por um ambiente híbrido você irá notar total controle sobre os dados sigilosos, como por exemplo, os registros de clientes e a comunicação interna das equipes. Dessa forma, é possível manter armazenados no local e rapidamente acessíveis, enquanto evita dados e cargas de trabalho menos sensíveis na nuvem. 

Com o ambiente híbrido você irá notar controle total sobre os dados confidenciais e sensíveis, garantindo ainda agilidade e competitividade.

Agora, para entender melhor sobre a nuvem híbrida, continue lendo o post com a gente!

O que é a nuvem híbrida?

Afinal de contas, o que é a nuvem híbrida? Ela é um ambiente de computação em nuvem que se relaciona com uma mistura de nuvem pública, privada e infraestrutura local. 

As solicitações separadas possuem diversos pontos de contato e integrações entre elas, mas as infraestruturas são completamente independentes, impedindo o vazamento de dados de uma plataforma para outra. Incrível, não é mesmo?

Cada modelo de nuvem híbrida é diferente e deve se desenvolver para melhorar cada vez mais às necessidades e preocupações das equipes de TI.

Empresas que possuem uma necessidade maior de segurança de dados podem preservar grande parte de sua infraestrutura local e utilizar uma aproximação de nuvem para hospedar e receber recursos menos críticos, como por exemplo: enquanto empresas com muitas demandas de trabalho e necessidade de alta disponibilidade, poderão optar por uma nuvem privada com a capacidade de mudar para a nuvem pública durante picos de recursos. 

A ideia de ter vários modelos de implantação em uma nuvem híbrida, é poder criar um ambiente contínuo, seguro e automatizado para aumentar a produtividade e flexibilidade das atividades rotineiras.

Para empresas com infraestrutura local, o ambiente híbrido é uma ótima oportunidade de otimizar as operações. Visto que uma das principais vantagens da nuvem híbrida é que as organizações podem extrair os benefícios da velocidade e flexibilidade da nuvem de forma mais assertiva, sem precisar jogar fora a tecnologia existente ou adquirir uma nova infraestrutura.

Contudo, para resumir, a nuvem híbrida significa ter um ambiente misto de computação, armazenamento e serviços composto de infraestrutura local, serviços de nuvem privada e nuvem pública, com adaptação entre diversas plataformas. Utilizando uma combinação de nuvens públicas, computação local e nuvens privadas em seu data center quer dizer que você possui uma infraestrutura de nuvem híbrida.

Agora vamos as vantagens de possuir um ambiente híbrido na sua empresa:

1. Tenha planejado sua recuperação de desastres

A recuperação de desastres, sem dúvidas, é um dos principais benefícios que o ambiente híbrido oferece para as empresas. Sem a nuvem, a recuperação de desastres se torna muito cara, além de consumir muitos recursos, incluindo sites ou aplicativos de backup pertencentes ou alugados pela organização. 

Por mais que a principal necessidade de manutenção de data centers no local esteja pronta se caso acontecer um desastre, o modelo de nuvem híbrida pode fazer uma grande diferença em economia de custos e flexibilidade.

A recuperação de desastres é essencial para qualquer empresa, e os benefícios proporcionados por um modelo de recuperação de desastres na nuvem híbrida são acessíveis ​​para qualquer pessoa, pois possui custos de armazenamento e computação permanecem baixos, enquanto a disponibilidade está sempre alta.

2. Simplifique a rotina da sua TI

A agilidade é uma prioridade em diversos negócios, ainda mais para equipes de TI. O ambiente híbrido é capaz de responder às demandas de clientes de forma simples e com metodologias de desenvolvimento ágil. 

A adoção da nuvem é essencial para o DevOps e é cada vez mais importante para todas as empresas. Isso vem por conta de que quanto mais empresas tomam a mesma atitude de se tornarem mais ágeis, a concorrência aumenta, levando as empresas a inovarem cada vez mais rápido.

A nuvem híbrida permite que as empresas continuem atendendo as necessidades de seus clientes de forma inovadora e rápida, sem comprometer toda a organização, podendo migrar para um ambiente em nuvem completo. 

3. Compartilhe apenas o que precisa ser compartilhado com sigilo 

Muitas empresas pensam duas vezes em migrar para a nuvem por conta de preocupações de segurança e privacidade, além de regulamentos de conformidade, mas a nuvem híbrida pode ajudar a resolver muitos problemas. 

Embora a privacidade e a segurança devam ser a principal preocupação de muitas empresas, elas ainda precisam acompanhar as novidades do mercado em alta velocidade, algo que a infraestrutura totalmente privada não pode oferecer.

Quem optar por um ambiente híbrido notará controle total sobre dados confidenciais, como registros de clientes e comunicações entre a equipe, mantendo-os armazenados no local e prontamente acessíveis, enquanto evita dados e cargas de trabalho menos sensíveis na nuvem. 

4. Melhorar a experiência do cliente

A capacidade do ambiente híbrido de melhorar a experiência do cliente é uma das vantagens mais interessantes. Isso deve-se a nuvem, que permite um tempo de lançamento no mercado mais rápido, possibilitando que as empresas respondam mais rapidamente às necessidades e solicitações de seus clientes. 

Nesse meio tempo, eles conseguem criar novos produtos e serviços com mas agilidade e qualidade, para competir frente a frente de seus concorrentes.

5. Escalável à medida que cresce

Ao agregar à sua infraestrutura, a solução em nuvem híbrida oferece de forma fácil a expansão de seus recursos, garantindo mais economia para a nuvem. Se sua organização já está crescendo ou planeja algo maior, o aumento da infraestrutura local pode ser negativa de custos.

Um modelo de nuvem híbrida é uma excelente maneira de continuar gerenciando as exigências de negócios e equilibrar o crescimento atual e futuro. A Nublify facilita seu caminho para um modelo de nuvem híbrida, fornecendo todos os recursos necessários.

Conclusão

A nuvem híbrida é a solução perfeita de recursos públicos e privados que irão maximizar a economia de custos e a produtividade, além dos problemas de latência, privacidade e segurança da sua equipe de TI. 

Se sua empresa procura pela melhor solução de nuvem híbrida, entre em contato conosco e conheça mais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *