5 mitos da computação em nuvem

A computação em nuvem veio para ajudar as empresas em situação de trabalho remoto, bem como uma alternativa para a redução de custos e o aumento da produtividade, visto que o acesso aos recursos ocorre no ambiente virtual e não é necessário servidores físicos e outros componentes de infraestrutura física, já que você contrata o provedor da nuvem como um serviço. 

Para entender como funciona a computação, esteja atento aos tipos de nuvem para escolher qual nuvem se adequa mais às necessidades de sua empresa. Os quais são divididos em nuvem pública (quando os serviços de computação são gerenciados por uma empresa terceira),  nuvem privada (os recursos são alugados ou comprados por uma empresa, assim, é possível que a empresa disponha de recursos personalizados, ou seja, de acordo com as suas demandas). Enquanto na nuvem híbrida há a combinação dos dois modelos (público e privado), em que as cargas de trabalho podem ser movidas entre eles.

Mesmo sendo um modelo de computação que está bem em alta, há muitas dúvidas e mitos sobre ele. Por isso, vamos ajudar você a desmistificar a computação em nuvem para que você possa aproveitar o melhor que ela tem a oferecer, e é claro que o seu negócio vai ganhar muito!

Dizem que para investir nos serviços em nuvem você tem que ter muito capital, certo? Bem, vamos lhe mostrar que não é bem assim.

1.  Custos altos

Pense na seguinte situação: quanto você vai ter que desembolsar para adquirir uma infraestrutura física de computação? É um valor alto, mas e se você contratar os serviços em nuvem, que oferece a estrutura e recursos que você precisa? Dessa forma, você paga somente pelo que usa, e ainda ser flexível para aumentar a sua demanda quando necessário (por exemplo, picos de vendas ou expansão dos negócios) ou ainda diminuir a quantidade de serviços e soluções se você está passando por alguma situação restrita ou deseja uma infraestrutura mais enxuta. Assim, investir na nuvem pode ser um ótimo negócio, porém não deixe de levar em conta os custos de implementação e manutenção.

Mas se os meus dados ficam em ambiente virtual, eles estão correndo riscos?

2. Falta de segurança

Os ataques estão cada vez mais rápidos e sofisticados, todos os dias, os vírus encontram novas maneiras de invadir sistemas e roubar os dados. Mas os provedores da nuvem estão atentos a segurança, com diversas alternativas para manter os seus dados protegidos.

Então, para manter a segurança, os provedores em nuvem contam com firewalls e recursos de segurança mais recentes, assim como mantém as atualizações em dia, além dos serviços de monitoramento e criptografia, etc., que estão ativos todos os dias, e em todos os horários – 24×7. 

Se você perder os seus dados, o backup e os sistemas de recuperação de desastres atuam para que você faça a recuperação deles o mais rápido possível.

A complexidade da computação em nuvem não é para o meu negócio. Calma, vamos quebrar esse mito também!

3. A computação em nuvem é muito complexa

A computação em nuvem pode ser ao contrário de complexidade, pois é possível fazer a migração e até mesmo gerenciar os recursos de maneira simples. Você pode mover esses recursos com alguns cliques, como no caso da nuvem híbrida, em apenas um ambiente de TI.

4. A nuvem é apenas para grandes empresas

Uma das vantagens da nuvem é a sua flexibilidade, ou seja, se o seu negócio é pequeno ou médio, você adquire software e aplicativos conforme a sua demanda, e ainda tem a possibilidade de aumentar a sua lista de recursos conforme os seus negócios vão aumentando, servindo assim para as grandes empresas também, que precisam de mais opções.

5. A adoção da nuvem não precisa de planejamento

Não se engane! Como qualquer outra tecnologia, a nuvem precisa de planejamento, pois precisa estar alinhada aos objetivos da sua empresa, para se pensar em como atingi-los, levando em consideração qual o tipo de nuvem a ser adotada. Tenha em mente as questões relacionadas ao orçamento a ser empregado na adoção da nuvem, quais os benefícios ou redução de lacunas que a nuvem vai proporcionar o seu negócio e por fim, coloque em prática a sua migração para a computação em nuvem.

Agora que já desvendamos os mitos sobre a computação em nuvem, é hora de aproveitar ao máximo as vantagens da nuvem, com inovação para impulsionar ainda mais o crescimento de seus negócios.

Quem pode me ajudar na adoção da nuvem?

A Nublify conta com especialistas com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, por isso estão prontos para tirar suas dúvidas e oferecer mais informações a respeito da computação em nuvem. Entre em contato conosco!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *